Pássaros Feridos

Resenha: Mentirosos, de E. Lockhart

Resenha do Livro Mentirosos da autora E. Lockhart

SOLTA O CORO DE ALELUIA! Primeiramente: desculpa pelo sumiço, pessoal! Havia ficado meio desanimada com o blog, e daí quando começou a bater aquela vontade de voltar a escrever, o blog resolve dar problema. Daí tanto o tema antigo quanto o sistema do WordPress voltaram "bugados", dando o maior trabalho para mim e para o pessoal do Prelude (que aliás, estão de parabéns por terem aguentado minha falta de conhecimento na área de programação e por terem mais uma vez me salvado dos problemas). Mas voltei sim, e tenho várias ideias de posts legais <3

Livro: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Gênero: Young Adult
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Onde comprar: Saraiva | Submarino | FNAC | Cultura
Nota: 5 Stars (5 / 5) + ❤

Sinopse: "Mentirosos – Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu."Skoob


Resenha do Livro Mentirosos da autora E. Lockhart

Segundamente, havia recebido Mentirosos, da autora E. Lockhart, de "presente" da Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras (já que não sou parceira oficial), e estava para fazer resenha há um tempão. E com todo esse problema acabei adiando a postagem, mas agora que terminei o livro, venho contar pra vocês que estava demorando pra ter uma ressaca literária de novo. Sério.

Mentirosos narra a história em torno da vida de Cadence, neta primogênita e principal herdeira de uma família rica e super renomada, os Sinclair, onde tudo é, tecnicamente, perfeito. E por trás de tanta beleza, dinheiro e bens luxuosos, todos escondem seus problemas e podres. Pois são os Sinclair. São perfeitos.

Mapa da Ilha Beechwood onde vivem os Sinclair

Todos os verões Cadence vai com sua família para uma ilha particular da família, onde se reúne com o restante dos Sinclair. E junto com Johnny, Mirren (seus primos) e Gat (o "forasteiro") compõe o grupo dOs Mentirosos.

No verão dos 15 anos Cadence acaba sofrendo um acidente sob circunstâncias desconhecidas. Ela não se lembra de muita coisa, tem fortes dores de cabeça e por isso acaba ficando dependente de remédios para viver decentemente. Perdeu o ano no colégio e se afastou dos Mentirosos, já que ficou bom tempo sem voltar para a ilha. Até aí eu achei que a velocidade em que as coisas aconteciam estavam indo muito devagar. Mas quando Cadence finalmente volta a passar mais um verão na Ilha Beechwood a situação se inverte totalmente.

Orelha do Livro Mentirosos da autora E. Lockhart

Cadence passa todo esse tempo se perguntando o quê, afinal, havia acontecido no dia do acidente. E quando volta finalmente tem a chance de desvendar esse mistério. E o que eu imaginava que era um simples drama adolescente vira algo numa escala totalmente mais alta. E daí o tapa na cara vem de uma vez só. No final você só consegue se perguntar "eu li isso mesmo?". Foi assim que surgiu minha ressaca literária, hahaha.

Ilustração da árvore genealógica da família Sinclair

Mentirosos trata-se de um livro em que vemos situações familiares totalmente possíveis. É o dinheiro gerando uma ganância enorme, e os adolescentes em fase de amadurecimento lutando para sobreviver num ambiente cheio de conflitos internos. E por isso que a história não é somente sobre a Cadence. É claro que o foco vai nela, pois ela é a narradora e personagem principal. Mas no livro temos a oportunidade de conhecer diversos personagens e psicológicos diferentes.

Eu preciso dizer que E. Lockhart tem uma escrita incrível! Seu estilo é composto de frases curtas, o que confere uma aura cheia de mistério e uma pitada de agressividade, e que te instiga a querer continuar a ler para desvendá-lo. Apesar de eu achar que a primeira metade do livro deixou à desejar, a outra metade foi completamente diferente, que me ofereceu uma leitura cheia de emoções.

O mais legal é que a Editora Seguinte fez uma página especial para os leitores de Mentirosos, onde há um "mural da mentira", que dá para você contar sua mentira anonimamente, e também há um fórum ~secreto~ para discutir sobre o livro com outros leitores! Quem quiser conferir, é só clicar aqui.

Apesar da ressaca, já escolhi o próximo livro que lerei! Porém já li outros livros há um tempo, então logo voltarei com mais resenhas <3

Resenha: O Livro dos Espelhos, de E. O. Chirovici
Resenha: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática, de Thalita Rebouças
Cinema: o que achei de La La Land?