Pássaros Feridos

Minha câmera nova: Canon T5i e lente do kit 18-55mm STM

canon-t5i-kit

Demorou, mas saiu! O post sobre minha câmera nova foi muito requisitado, mas esperei um pouco para que pudesse testar melhor o produto e fazer uma resenha bem detalhada para vocês.

Primeiramente, vou contar o que me levou a adquiri-la. Comprei a Canon T5i no início de junho, durante minha viagem para Foz do Iguaçu. Eu estava juntando dinheiro há um bom tempo, havia colocado na cabeça essa ideia de que começaria a comprar meus desejos de consumo sozinha. Mas bem antes disso, talvez quando havia iniciado minha vida de blogueira, já cobiçava ter minha própria semi (ao contrário do que muita gente pensa, esses modelos EOS Digital Rebel ainda não são profissionais – estas são maiores, mais pesadas, bem mais caras e melhores também). Comecei pensando em uma Nikon D90 e depois passei para uma Canon T3i. Claro, com muita pesquisa. Mas o tempo foi passando e surgiram as câmeras Canon T4i, e depois a T5i. Meu desejo acompanhou os lançamentos, e então acabei optando pela T5i porque era o modelo mais recente dessa linha.

Enfim, vou falar sobre as funcionalidades da câmera comparada ao modelo T3i da linha, que é uma das mais vendidas e que as pessoas mais conhecem.

lente-18-55mm-STM-canon

A Canon T5i (e a T4i), diferentemente da T3i, possui lente STM no kit, o que significa que o motor de foco dela não faz barulho. E eu gostaria muito de ter uma lente dessas, até porque penso em começar um canal no Youtube (e quem sabe não fazer resenhas, responder tags e fazer vlogs…), e o barulho do motor de foco me incomoda muito em vídeos. Para saber como é, clique aqui. Além disso, o visor dela é móvel (rotação de 360°), o que significa que você pode virar a tela e se observar durante uma foto, ou filmagem. E por que não comprei uma T4i? Porque ela foi tirada de linha em menos de dois anos (o que me faz desconfiar muito do produto), fora que o preço da T5i era quase o mesmo, se não for menor em alguns lugares. A diferença da T4i para T5i é mínima, então quem tem uma T4i não precisa investir numa T5i mesmo. Mas quem se interessa por uma T3i e quer esses benefícios para gravação de vídeos, eu acredito que vale a pena investir numa T5i, se o dinheiro não for um problema.

A lente que veio no meu kit foi uma 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM. IS indica que a lente possui estabilizador de imagem, e STM, como disse anteriormente, confere um motor de foco silencioso. E ela é silenciosa mesmo! No início essa lente me quebrou muito o galho, até porque estava viajando para um ponto turístico. Então precisei utilizar o zoom da lente em muitos momentos, coisa que não conseguiria se tivesse com uma lente fixa. Quando cheguei de viagem, adquiri uma "cinquentinha", ou a 50mm f/1.8 II, pelo Mercado Livre mesmo. Mas explico melhor isso num post que planejo fazer sobre a lente.

A T5i também tem visor touchscreen, mas na minha opinião, isso não é super necessário porque é muito fácil sujar ele com a oleosidade das mãos (e do nariz que encosta nele também). Entretanto tem uma funcionalidade legal que faz, ao tocar num ponto da tela, uma foto com o foco onde você tocou, no live view. Eu uso só quando estou no modo live view para mudar o ISO e tempo de exposição para fazer fotos no tripé, mas só porque é mais prático mesmo. Não faz tanta falta.

A câmera também consegue fazer fotos HDR (High Dynamic Range), que são fotos com várias exposições diferentes, e que, ao combinadas, produzem uma fotografia final muito mais interessante, contrastante e com mais detalhes nas luzes e sombras. Não é em todos os casos que é necessário utilizar essa técnica, porém é muito utilizada em situação de paisagem com céu claro (onde geralmente você tem que escolher dar mais detalhes só ao céu, ou só à paisagem), ou seja, quando a variação de luz do ambiente é muito grande. Vocês podem entender melhor como funciona aqui. Ainda não precisei utilizar essa função, mas espero usar logo <3 Além do corpo e da lente 18-55mm do kit, veio na caixa dois manuais de instrução (um em inglês e o outro em espanhol), o carregador, o cabo do carregador (a parte que encaixa na tomada não é anexa ao carregador), o cabo USB para transferir as fotos para o computador, dois CDs (um de instruções e outro com softwares da Canon), a bateria, e alguns papéis (comerciais de lentes com dicas de utilização e outras sobre a câmera). O cartão de memória não é incluso, então comprei junto com a câmera, até porque não daria para usar ela direito na viagem. Como estava tirando a foto com a câmera, ela não apareceu nas imagens, mas não é super pesada (pesa cerca de 525g sem a lente). Só que para ficar andando com ela por aí acaba sendo um pouco chato. Pelo que li, o material dela é semelhante ao da T3i, com algumas melhorias. É bem resistente, mas não é como se fosse parecida a uma profissional. Confira algumas fotos feitas por mim, com a Canon T5i elente 18-55mm STM. canon-t5i-1

canon-t5i-2 canon-t5i-3 canon-t5i-4 canon-t5i-5 canon-t5i-6 canon-t5i-7

Paguei U$640.00 pelo kit (cerca de R$1.540,00 com a cotação da época), fora o cartão de memória, numa loja das Casas Nissei do Paraguai (Ciudad del Este), e meu pai acompanhado de um conhecido que entendia do assunto que compraram. Mas, porém, entretanto, fui super sortuda, e no caminho da volta eles tiveram o carro parado e foram obrigados a pagar impostos. Então desembolsei cerca de R$600,00 para pagar impostos e uma multa. Daí o preço ficou igual o do Mercado Livre. Não é elegante dizer isso, mas né, difícil ser consumidora no Brasil. Só que agora não recomendo para ninguém, porque depois de mim, muitos conhecidos também foram parados. Então se vocês quiserem adquirir a Canon T5i, não é inteligente tentar lá, hahaha.

Resenha: Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian
Apps que uso para editar minhas fotos do Instagram
Como ter ideias infinitas para posts e vídeos

15 comentários
  • Maria Fernanda

    Acho tão dyvo quem sabe fotografar *-*

    Responder
    • Cristiane

      Também acho, Maria Fernanda *-* Pena que ainda sou apenas uma pequena gafanhoto, haha.

      Responder
  • BelaHanajima

    Doida pela T5i, mas talvez só compre quando lançaram a T10i. #Tristerealidade. haha

    Responder
    • Cristiane

      Realmente, o custo de câmeras semiprofissionais não é lá aquela coisa 🙁 Demorei bastante pra economizar o suficiente pra comprar uma. Mas não desiste, vai poupando aqui e lá que logo você junta! Eu que não soube controlar meus gastos mesmo, hehe.

      Responder
  • cacá h.

    Menina, estou pra comprar essa câmera faz um tempão, mas criando coragem para desembolsar a pequena fortuna. Na verdade queria mesmo era uma profissional, mas aí sim vou ter que desembolsar uma pequena fortuna e um rim, hahaha.
    Sabe o que eu ouvi falar? Que nas fronteiras os comerciantes avisam para a polícia quem faz compras em valores mais altos ou em artigos que são altamente taxados. Tipo armas (ok, vc não comprou armas ~espero~), tem gente que vai especialmente para comprar pra não ter que passar por toda a burocracia aqui do Brasil e quando vai voltar acaba sendo parado, tem que pagar imposto e ter a arma retida, a polícia devolve para o comerciante porque né, e tudo recomeça. Não sei se é verdade, mas enfim. Medo, hahaha. Eu vou às vezes comprar maquiagem e bobagens, mas nunca passei da cota 🙂

    Responder
    • Cristiane

      Sim, Cacá, realmente circula esse boato… Mas como eu não moro tão longe do Paraguai, tenho muito conhecido que vai lá fazer compras (tenho parentes fotógrafos que compram equipamento lá), e nunca deu problema igual ao meu, hahaha. Foi azar mesmo. Fazer o que 🙁

      Responder
  • Juliana Garcez

    Oi, Cris!

    Eu comprei a T5i recentemente e estou amando! <3 Comprei pelo Mercado Livre mesmo, já que o dólar está tão caro que no py, só a câmera estava mais cara que o kit que comprei (câmera, lentes, para-sol, kit limpeza, bolsa e tripé) 🙂

    Minha próxima aquisição vai ser a lente 50mm f/1.8 II. Ainda espero pelo post falando sobre ela! 😀 Queria ver fotos tiradas com ela hehe

    Beijos!

    http://www.livroseflores.com

    Responder
    • Juliana Garcez

      Ahhh, outra coisa! Você poderia passar o link da 50mm f/1.8 II do ML? As que eu achei são 52 e a t5i é 58 =( Serviu mesmo assim?

      Responder
  • Isadora Mello

    Oi! Adorei a resenha! Também estou juntando dinheiro pra comprar essa câmera haha Mas fiquei com algumas dúvidas: esse kit não vem com tripé? E o cartão de memória é normal, igual de uma câmera digital comum?

    Beijos!

    Responder
  • Felipe Trajano de Macedo

    Se você trouxer o produto sem caixa – isso indica que é pra uso pessoal e não pra venda – não precisa se preocupar com imposto e multa.

    Responder
  • Tonynho

    Olá, vc deixou mais suave, pois estou à tempos querendo uma destas, más já penso em desembolsar um pouco mais, e pgr uma t6i, Ó dúvida?? Vlw as dicas.

    Responder
    • Cristiane

      Se você não tiver uma câmera de versão anterior da linha Rebel e o dinheiro não for problema, acredito que vale a pena sim 🙂 As atualizações são interessantes e as melhorias não foram tão bobas igual aconteceu com a transição de T4i para T5i, pelo que pude notar.

      Responder
  • Jeferson

    Cristiane gostei de suas dicas, estou pensando em comprar uma cinquentinha , pois acabei de comprar uma canon t5i. Valeu o investimento ? Ou seria melhor comprar uma 35 mm ? Vc disse que para tirar fotos de perto não ficou muito bom ?

    Responder
  • Liandra

    Bom dia Cris, tudo bem?
    Você ainda possui a câmera T5i?
    E como foi sua experiência com ela?

    Responder
  • ROGERIO VAZ DA SILVA

    Ou gostaria de saber de qual cidade vc sai e valor da passagem e a loja que vc comprou la no paraguai e se e original?

    Responder