Pássaros Feridos

Como ter ideias infinitas para posts e vídeos

Como ter ideias infinitas para posts

– Foto por Lauren Mancke

Eu sempre falo por aqui que nunca desapareço do blog por falta de assunto. Porque sério, minha cabeça é uma máquina de ideias, e eu sempre consigo pensar em coisas novas para falar. Talvez o fato de ser uma pessoa naturalmente artística e criativa influencie muito nisso, mas tem algumas práticas que adoto que ajudam muito. Pensando nisso, resolvi trazer um post para ajudar pessoas que tem dificuldade ou estão passando por bloqueio criativo. Vamos lá!

Tenha um lugar para anotar ideias

Use o bloco de notas do celular, reserve um caderninho pequeno para carregar pra todo lugar… Meio digital ou papel, não importa. O importante é ter um lugar acessível para anotar todo e qualquer tipo de ideia prontamente, que pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Por exemplo, esperando na fila, andando na rua… Esse é o primeiro passo, e é muito importante, pois se não escrever você corre o risco de perder um ótimo projeto.

Consuma todo tipo de informações

Leia coisas novas, em blogs, revistas, jornais. Veja filmes, séries, vídeos no Youtube, assista TV. Ouça músicas novas. Preste atenção nos assuntos abordados, veja quais são tendências. Você pode falar sobre o mesmo assunto, mas aplicado a você, sua perspectiva e opinião próprios. O que é bem diferente de copiar.

Saia de casa

Se você tem costume de ficar sempre no mesmo lugar, aí no seu ambiente de trabalho ou no seu quarto, mude esse costume. É importante sair e respirar novos ares. Criar costume oferece novos estímulos ao seu cérebro, já que o mundo exterior é todo dia diferente, então todo dia ele vai captar informações diferentes. Mesmo inconscientemente!

Reinvente

Vamos aplicar a segunda dica e aplicar a regra da reinvenção, que pra mim é a melhor de todas (e imprescindível). Por exemplo: você acabou de assistir a série Girlboss, que saiu na Netflix. Pense em vários assuntos e temas que você pode extrair disso e tente tirar leite da pedra. Você vai perceber o quanto de assunto isso pode render, e eu vou exemplificar aqui como as ideias podem ser infinitas:

  1. Você poderia fazer uma resenha da série, pode incluir ela numa lista de séries favoritas (se você gostou), ou se não gostou você pode falar de séries que não gostou.
  2. Se você gosta de falar sobre moda: fale sobre os looks da atriz na série, faça um post sobre jeitos de aplicar o estilo nos dias de hoje, liste onde comprar peças similares. E você pode pensar além de coisas relacionadas à série. Quem sabe fazer um posts sobre a moda dos anos 80, tendências da época que estão na moda de hoje… Coisas assim.
  3. Se você gosta de música, perceba o quão legal é as escolhas da trilha sonora da série. Será que as bandas não renderiam um bom post de indicações de bandas novas para conhecer?
  4. Se você leu o livro, por que não fazer uma comparação livro x série? Ou se você não leu, mas ficou com vontade de ler, por que não ler, fazer uma resenha do livro, e depois fazer uma comparação entre os dois?
  5. Se você achou a atitude da Sophia problemática, por que não fazer um post de comportamento abrangendo isso? Ou então, se você gostou da parte empreendedora, faça um post sobre outras mulheres Girlbosses!
  6. Você gosta de falar sobre maquiagem? Que tal fazer um tutorial de make Girlboss para ir ao trabalho?
  7. Você gosta de garimpar no brechó, assim como a personagem principal? Mostre peças incríveis que você já encontrou, fale sobre lugares da sua cidade que você recomenda;
  8. Se você gosta de viagem e já foi para San Francisco: fale sobre a cidade, faça um post de dicas com os lugares da cidade que mais gostou, os melhores lugares pra comer…

Viu só como as ideias se multiplicam muito?

Hora do brainstorm!

Depois de ter aprendido tudo isso, é a hora do brainstorm! Você basicamente vai pensar em todo tipo de ideia, sendo coisas mais primárias ou aquelas derivadas, que você aprendeu com a dica da reinvenção. E vai anotar tudo mesmo, mesmo se parecer algo ruim. Nesse momento você não vai selecionar ideias, mas sim criar o maior volume de assunto possível. Mesmo as ideias ruins podem ser aperfeiçoadas depois, ou então podem dar origem a uma outra ideia nova.

Com isso vocês conseguem ter ideias infinitas, e que são muito mais do que você provavelmente consegue escrever sozinho, hahahah, (falo isso por experiência própria). Essas ideias você consegue aplicar com outras coisas também, inclusive no seu trabalho.

Espero ter ajudado ❤

Apps que uso para editar minhas fotos do Instagram
5 motivos para assistir a série The Handmaid's Tale
Redes sociais para amantes de séries, filmes e livros

2 comentários
  • Monique

    Amei o post eu fico as vezes sem postar por falta de tempo realmente,mas já tive bloqueio criativo e é horrível, adorei as dicas, beijinhos sucesso pra você.

    Responder
    • Cristiane

      Nossa, muitas vezes também fiquei com falta de tempo para postar, principalmente na época da faculdade. Que bom que gostou das dicas, Monique! Obrigada, sucesso pra você também <3

      Responder